4 de junho de 2009

Paróquia de Nossa Senhora das Preces



A paróquia de Nossa Senhora das Preces foi canonicamente erecta por decreto, promulgado a 24 de Novembro de 1960, emanado pelo então bispo do Funchal, D. David de Sousa, com entrada em vigor no dia 1 de Janeiro de 1961, tendo sido desmembrada do território da paróquia de Machico. É constituída pelos sítios da Ribeira Grande e dos Maroços.
Foi seu primeiro pároco o Pe. Eduardo de Freitas Nascimento, que envidou logo esforços para erigir um edifício de culto para a comunidade paroquial nascente. A Igreja Paroquial foi inaugurada no dia 5 de Setembro de 1965 por D. David de Sousa, numa celebração também marcada pela administração do sacramento da Confirmação. No entanto, na manhã do dia 15 de Julho de 1978 a Igreja ruiu e logo se envidaram esforços para a construção de um novo templo. Esta ganhou maior impulso com a entrada na paróquia do Pe. Francisco Dias, em Fevereiro de 1979, em conjunto com o Governo Regional, que desde logo se prontificou a edificar o novo edifício, que foi dedicado no dia 18 de Março de 1984, pelo então bispo do Funchal D. Teodoro de Faria, com a curiosidade de esta ter sido a primeira igreja dedicada por ele como bispo do Funchal. Nos últimos anos sofreu algumas obras de remodelação, quer no interior quer no exterior, para permitir uma maior funcionalidade do edifício. Também nos últimos anos, por iniciativa do actual pároco, o Pe. António Ramos, foi enriquecida com um painel de azulejos alusivo à padroeira. Mais recentemente, a paróquia foi beneficiada com a construção do Centro Social Paroquial, inaugurado no dia 5 de Setembro de 2002, que veio permitir à paróquia ter salas de catequese e criar um centro de dia para os idosos da paróquia.
No campo vocacional, esta paróquia desde a sua fundação viu sair do seu seio vários filhos para o serviço da Igreja, nomeadamente um sacerdote diocesano, o cónego Manuel Martins, ordenado no ano de 1992, actualmente pároco da Sé do Funchal; e várias religiosas para as diversas congregações existentes na diocese, e também para outras que não estão presentes na diocese. Neste aspecto é de realçar a realização pela primeira vez, na paróquia, da profissão de votos perpétuos da Irmã Ana da Paz, na Fraternidade Franciscana da Divina Providência.
Esta paróquia teve ao longo destes anos vários seminaristas, não só no Seminário Diocesano do Funchal, onde tem neste momento um seminarista, o Luís Miguel, mas também no Colégio Missionário, a cargo dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos).
Texto a ser publicado na revista NOVELLAE OLIVARUM, do Seminário Maior de Cristo Rei (Olivais)

Sem comentários: